Sábado 6h.
O tempo está óptimo, navegamos todo o dia e noite com 10 nós de vento pela alheta, com velas e motor. COG 8 nós proa 240. Devemos chegar à corunha domingo de manhã, para atestar depósitos e ver a meteorologia. O almoço foi pizza no forno e para o jantar comemos umas sopa e umas belas costuletas de porco!
A navegação faz-se de forma fácil e segura, pois temos o auxílio precioso de um radar! Podemos definir um sector de segurança à nossa proa, e sempre que alguém lá entrar somos avisados, com informações sobre a velocidade, rumo e distância relativas a nós. Isso permite uma navegação muito mais tranquila, e deixa tempo para, por exemplo fazer uns post's :).
Na navegação existe um factor designado por XTE, este factor é a distância entre a nossa posição actual e a linha recta definida pelo ponto de partida e chegada. Este valor em regra vai variando, devido a corrente que nos empurra desviando-nos do nosso rumo original. Tentamos quase sempre ir corrigindo o nosso rumo, de forma a manter este valor o mais baixo possível e dessa forma evitar desvios desnecessários. Não seria tão bom termos uma indicação desse valor na nossa própria vida? Conversas de final de turno... Vou mas é acordar o paulo! ;)
1 comentário:
boa analogia!
Enviar um comentário