A Regata das Marinas é primeira prova a contar para o Campeonato do Algarve de Cruzeiros 2008, sendo que a organização, ao cargo do Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV) com a colaboração do Marina Yacht Clube de Albufeira (MYA), esteve na nossa opinião irrepreensível. A prova contou com participação de dezassete embarcações oriundas de todos os pontos do Algarve e disputou-se em duas regatas costeiras.
6ª feira
Transporte do Blaus de Faro para Vilamoura durante a noite.
Antes de partirmos, ficámos a saber que durante a tarde, as Piranhas no mesmo trajecto, apanharam o mar bem duro e após se rasgar a vela grande e ficarem sem motor tiveram que voltar para trás. Parece que a coisa não estava para brincadeiras.
Mas felizmente o vento baixou ao fim da tarde e a nossa viagem foi um bom e calmo passeio com céu estrelado e alguma ondulação mas nada que incomodasse.
E ainda deu tempo para um passeio higiénico e saudável pela noite de Vilamoura.
Sábado
A equipa acordou cedo e motivada para fazer os últimos preparativos no Blaus e uma boa regata até Portimão (21 milhas). O vento estava de Noroeste e sempre a subir. Durante o dia andou à volta dos 20-30 nós, chegando a atingir os 35 nós (aprox. 60 km/h), o que digamos que já dá para "aquecer".
Com o veleiro pronto, saimos da barra já perto da hora de largada e começaram as manobras de preparação. Era uma frota de 17 veleiros, muitos deles bastante recentes e bons, o que aumentava ligeiramente o stress e a importância de fazer uma exceletente largada.
Largámos bem mas infelizmente, cedo demais. Isto foi agravado por só termos confirmado esse facto decorridos uns 2 ou 3 minutos de prova. Voltámos para trás, o que óbviamente significou partir em último lugar.
O mar estava batido, as manobras tinham que ser feitas depressa e havia que recuperar o máximo possível. E assim foi. Passámos um, dois, três, quatro equipas... e por aí fora. E sempre a andar bem. Muito bem.
Foram mais de 4:30 de regata, sempre à bolina, a levar tareia e com um elevado nível de concentração. Achamos que fizemos as opções correctas. E o facto é que chegámos e ficámos em 3º Lugar da geral e 1º do grupo.
No mínimo, ficámos orgulhosos. ok. Confessamos. Ficámos muito orgulhosos. Este barco é um espectáculo! Marcou por várias vezes 6.4 nós quase aproado ao vento e com ondas de 1,5 a 2m.
À chegada foi tempo de arrumar as coisas, beber uma merecida cerveja e saborear o momento. Que dia! Havia uma enorme satisfação na equipa.
Recuperados, tomou-se um banho, jantou-se e fomos festejar. Não é por nada mas mereciamos!
... Quem nos visse, deveria achar que tinhamos ficado em 1º da geral. E era como nos sentíamos. O facto de ficarmos a cerca de 8 minutos do 1º também contribuiu.
O ambiente em terra estava muito bom. Com as picardias do costume entre as equipas mas também com o característico bom desportivismo e companheirismo que as caracteriza. Mais uma vez, Grande Dia!
Fica ainda a homenagem e os parabéns à tripulação das Piranhas.Se toda a frota sofreu com o estado do mar, as piranhas devem ter sofrido o dobro. Afinal fizeram uma hora e tal de navegação a mais que nós. Temos perfeita consciência que muito boa equipa naquelas condições, com um veleiro que não é indicado para aquele mar e com a perspectiva de mais de 5 horas a navegar sempre à bolina, teria desistido. E não teria sido vergonha nenhuma. Mas como Mulheres de Mar que são (M grande propositado), foram, só com a a genoa, até ao fim. Parabéns!
Classificação:
- 1ºAxa/multi sailing team (J33) - Clube de Vela de Lagos
- 2º Pura vida (Grand Soleil 40) - Marina Yacht Clube de Albufeira
- 3º Blaus III (3/4 Tonner) - Ginásio Clube Naval de Faro
Domingo
Ainda com a satisfação do dia anterior (e algumas consequências da respectiva celebração), começámos o 2º dia de regata, de Portimão a Albufeira, agora com uma tripulação de 6 elementos.
Ao contrário do que aconteceu na véspera, o vento e o mar hoje estava mais calmo... Vento de Noroeste de 17 nós a manter-se constante mas a cair com a aproximação a albufeira, o que permitiu uma navegação suave à popa. Comparado com o que se tinha passado, foi um passeio.
Aqui e apesar de a equipa ter estado bem, ficámos em 7º lugar e mais uma vez 1º do grupo, o que resultou em 6º da geral e 1º do grupo. Não há razões de queixa.
Classificação do Grupo
1º - Blaus 3- Ginásio Clube Naval
2º - Alvor - Clube Naval de Portimão
3º - Paquito - Ginásio Clube Naval
Classificação Geral
- 1º - AXA/MULTI SAILING TEAM (J33) – CLUBE DE VELA DE LAGOS
- 2º - SETH.PT (ELAN 40) – CLUBE INTERNACIONAL DA MARINA DE VILAMOURA
- 3º - CIDADE DE FARO (JOD 35) – GINÁSIO CLUBE NAVAL DE FARO
E neste dia, já deu para registar uns momentos.
À chegada a Albufeira foi tempo de arrumar e limpar o barco, beber a cerveja "descontradiça", descansar, rever a familia, conviver e esperar pela hora da entrega de prémios, onde o armador e Skipper Raposo achou oportuno fazer um modesto e singelo discurso a "passar a mão pelo pêlo à tripulação" (é a melhor tripulação do mundo e coisa e tal... Manias) e a agradecer (e bem) ao Ginásio Clube Naval de Faro, nomeadamente ao José Cassiano, pelo apoio que temos recebido. Muito bem.
Queremos ainda agradecer o apoio e palavras de encorajamento que recebemos dos elementos das restantes equipas da frota .
Obrigado a todos os que nos apoiam ( e aos outros tb... que tenham em dobro o que desejam para nós :P).
A equipa do Blaus
P.s. Post ainda em actualização
1 comentário:
ahah!foi duro?nem te digo nem te conto!!!foi lindo!!!
mas pronto,chegamos vivas e isso e o k interessa!!
Parabens pelo vosso resultado, merecem esse e muitos mais!!
beijinhos***
Margarida
Enviar um comentário