terça-feira, 30 de setembro de 2008

Troféu da Ria Formosa

Sábado passado (27.09.2008) a equipa teve o prazer renovado de participar novamente numa regata no Blaus. Tratou-se do Troféu da Ria Formosa, organizado pelo GCN de Faro. Apesar de o número de participantes ser relativamente reduzido (7 embarcações), foi uma regata muito disputada, com bastante vento, bom ambiente e um percurso interessante.... e melhor que tudo, vencemos!

E verdade seja dita, voltar a vencer a bordo do Blaus, tem um sabor especial.

Obviamente que o facto de o Carlos e o Raposo terem estado na véspera a limpar o fundo durante umas horas teve a sua influência. É que aquilo estava mesmo mau.



A regata correu bem e o primeiro lugar foi disputado até ao último momento com o “Cidade de Faro”. Infelizmente houve duas desistências causadas por problemas técnicos : o “Aba-buja” e o “Piranha III”. Foi pena.

Após a regata, a qual se efectuou numa única prova durante a manhã, tivemos direito a um excelente almoço na Culatra, sendo que no regresso o Blaus serviu de rebocador ao “Piranha III” e respectivas tripulantes, o que proporcionou uma tarde descontráida de amena e agradável cavaqueira, com óptima companhia.




É engraçado ver a relação e cumplicidade (no bom sentido e sem malícia) que existe entre as tripulações do “Piranha”, “Cidade de Faro” e “Blaus”. Obviamente que champanhe é champanhe e Cognac é Cognac. Em regata, competimos a sério.

Para finalizar da melhor maneira um dia já de si muito bom, organizamos um jantar de celebração que se prolongou pela noite fora.

Venham mais destas e melhor sorte para as Piranhas na próxima regata.
É que nós não queremos cá desculpas para sermos vencedores... Gostamos de vencer com toda a frota a participar e no seu melhor :)


A equipa Blaus.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dia Internacional do Mar



Ontem, dia 25 de Setembro, foi o Dia internacional do Mar, com o tema “IMO: 60 anos ao serviço da navegação", como forma de celebrar o 60º aniversário da adopção da Convenção da Organização Internacional Marítima (1948) e o 50º aniversário de sua entrada em vigor (1958).

Julgamos que se mantém mais ou menos actualizado este post.
A ver se não estragamos muito isto...


A equipa Blaus.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Boas tardes pessoal.



Decidi hoje partilhar convosco um pouco os meus sentimentos, que de dia para dia (regata para regata) aumentam, para com a vela e o espirito que a envolve.

Antes de entrar neste Mundo que é a Vela, (foi somente a 3 anos), já costumava ajudar na manutenção do Blaus 3, até que um dia o Luis, "Raposo", me começou a convidar para fazer uma regata, depois outra e outra... Hoje em dia já me considero um membro da equipa.



Discussões, diferentes modos de estar, diferentes opiniões mas no fim venha lá mais uma regata que é disso que nós gostamos. Digo nós, porque eu, que era isso que vinha partilhar convosco, neste momento já dou por mim a pensar, "ta dificil d'a semana passar para podermos estar novamente todos juntos, para mais umas regatinhas", não só pelas regatas, em si, mas por todo o espirito de equipa e companheirismo, que existe dentro da nossa tripulação ,e que muitas tripulações nutrem umas pelas outras e por todo o espirito que é a vela, ainda me falta muito para lá chegar, mas vou fazer tudo o que me estiver ao alcance para o atingir.



Fiz N desportos, antes de sequer pensar em vela e nunca vi nada igual.



Fica então o meu agradecimento a todo este pessoal.



Beijinhos e abraços para todos.



Faço um outro agradecimento ao meu pai, que faria hoje anos, por me ter proporcionado tudo o que sou e tenho.

Outono



O verão acabou.

Os dias estão cada vez mais curtos, os tons do céu já estão mais cristalinos, o frio e a chuva começam a aparecer e a época de regatas está quase no fim.
Foi uma época no mínimo intensa e original. Durante o inverno é altura de fazer o balanço dos resultados e prestações, corrigir o que houver a corrigir e definir os próximos objectivos e metas.

... e o inverno começa a aproximar-se... a passos largos.

A equipa Blaus

P.s. Eis o exemplo de um post Cliché em que no fundo não se diz nada para além de banalidades... também faz parte. E o Outono é propício a este tipo de coisas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lagos Cup - uma regata diferente


Realizamos este último fim de semana mais uma regata a bordo do CARIU, em representação do GCN de Faro. Tratou-se da Lagos Cup, organizada pelo Clube de Vela de Lagos.
Ao contrário do que esperávamos, houve uma grande adesão por parte das equipas, sendo a frota composta por 16 veleiros, situação que contrasta com o que tem vindo a suceder nas últimas duas regatas em que participámos. Assim dá mais gosto.

Para poder participar nesta regata, a equipa Blaus precisou de pedir emprestados elementos exteriores. Afinal tanto o Raposo como o Nuno recomeçaram a dar treinos (o Nuno, estreando-se no CN Tavira – Boa sorte e que tudo corra bem para esta nova etapa) e muitos dos elementos da equipa tinham compromissos inadiáveis. É que sempre estamos no fim da época e a família, trabalho ou estudos, começam a ser penalizados com tanta ausência.

Assim, tivemos o privilégio, honra e prazer de ter a bordo convidados (alguns não foram convidados, foram mesmo nomeados voluntários) do calibre das “Piranhas” Margarida Cassiano e Joana Cabral e a dupla Délio e Daniel do “Alvor”. Sem qualquer sombra de dúvida vieram emprestar alguma classe e nível à equipa, sendo os restantes elementos Assildo Duarte, Carlos Alcaravela, Miguel Tavares e Mário e Nelson Ramos.

A regata de sábado começou muito mal. Largámos muito, mas mesmo muito, depois do sinal de largada (estimamos que por volta de 5 min). Já tínhamos saímos tarde da Marina, estávamos a organizar e testar as coisas a bordo e cometemos o erro de assumir que seriam transmitidos por rádio o início dos procedimentos de regata e o sinal de largada, o que não aconteceu. Estávamos nós algures entre a Ponta da Piedade e a linha de largada quando alguém disse: “Olha.. parece que já largaram”.

Largámos em último lugar. Óbvio. É um erro que não pode voltar a acontecer.

Apesar de tudo, conseguimos recuperar alguma coisa. Ficámos em 7º lugar. O percurso, entre Lagos, Ponta da Piedade e Alvor, foi um misto de regata técnica com um pouco de regata costeira, o que associado ao facto de a frota estar “composta” tornou esta prova muito interessante. Neste dia, em 1º lugar ficou o famoso “Yellow Bird”, em 2º o AXA/Multi (o tal “Projecto”) e em 3º o Seita II – Cidade de Lagos.

No domingo, dia da regata costeira Lagos, Salema, Alvor e Lagos, largámos bem. Ou pelo menos ao mesmo tempo que a restante frota, o que já não é mau. A regata, apesar do pouco vento, correu bastante bem se pensarmos que a maioria dos elementos da equipa não conhecia o barco. Ficámos em 3º lugar. Não temos qualquer razão de queixa.

Do somatório das regatas, resultou a nossa ausência do pódio, cabendo-nos o 4º lugar da geral. Em 1º ficou o AXA/Multi, em 2º o “Yellow Bird”, e em 3º o Seita II – Cidade de Lagos. Foi Justo.
A eles os nossos parabéns.

Fica por último um agradecimento especial aos “artistas” convidados que, para além de trazerem a sua disponibilidade, experiência e qualidade técnica, trouxeram a bordo um excelente ambiente e espirito de equipa. Foi um prazer que esperamos que se volte a repetir.
A equipa Blaus.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Artistas uma vez, artistas para sempre…

Perdoem-me os intervenientes, mas não consegui resistir a publicar esta foto! Para quem não os reconhece, são eles Luis Nadkarni (Barriga) e o nosso grande, fantástico e único JOHNNY!!!
Roubei esta fotografia aqui!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Danos materiais (ou morais?)

Como sabem e apesar de ainda não ter sido publicado o respectivo e já mítico post - qual D. Sebastião - (já nem nos vamos dar ao trabalho de pedir mais desculpas mas temos a certeza há de aparecer um dia), na regata Lagos - Funchal, entre vários revezes que a equipa sofreu houve um que se destacou: Já perto do Funchal partiu-se o apoio da retranca (boca de lobo) sem qualquer razão forte o suficiente que o justificasse.

Ao ler o diário de bordo de Genuíno Madruga (o tal homem do mar que se encontra neste momento num veleiro algures a meio do Oceano Índico a dar a volta ao mundo em solitário e que já referimos aqui ), houve uma entrada que associei de imediato ao que nos tinha acontecido na nossa (mini) travessia e que passamos a reproduzir:


Dia 14 de Setembro 2008 - 01h00 UTC
POSIÇÃO: 16.17 Sul, 086.57 Este
ESTADO DO TEMPO: Vento Leste 15 a 20 nós, mar cavado c/ondulação SSE 2 a 3
metros, céu encoberto, aguaceiros
TEMPERATURAS: Água= 26.1, Ar=25.2
DISTÂNCIA ATÉ MAURÍCIA: 1686 milhas

OCORRÊNCIAS: Durante a noite vários peixe-voador cairam no Hemingway. Continuam difíceis as comunicações via radio em HF. Nada de Pescaria.

Faz hoje 7 anos que próximo desta posição o Hemingway ficava sem mastro e sem velas! Recordo e sempre hei-de recordar de aquando da entrega do barco, ter perguntado se aqueles cabos tão finos de
diâmetro, entre os 7 e 8 mm, eram suficientemente resistentes para segurarem o mastro. Claro que prontamente me responderam que sim, que eram...Todavia minhas dúvidas continuaram e de dúvidas passaram a triste e quase fatal ocorrência - NO MEIO DO ÍNDICO O HEMINGWAY FICOU SEM MASTRO!

Felizmente que tudo acabou em bem, não pela segurança do meu barco ou melhor do mastro, mas sim devido aos conhecimentos que adquiri durante tantos anos no mar. A maioria dos construtores, para fazerem face à concorrência (julgo eu) evitam despesas e custos em tudo, até na segurança!!! Hoje, como jé é do vosso conhecimento, os brandais do Hemingway, os que vão até quase ao topo do mastro, são em 2, e os primeiros passaram de 8 para 10 mm. Para ré há 2 estais, para a proa também 2 sendo que 1 é o enrolador da genoa que anteriormente era o único a segurar o mastro para vante...

Hoje recordo com a mais profunda tristeza o que senti naquele dia ao ver o barco dos meus sonhos sem mastro e sem velas, qual pássaro sem asas!

Com um grande abraço, desde o Índico, 1000 milhas a SE de Diego Garcia,
Genuíno Madruga.

No mínimo, dá que pensar....
felizmente no nosso caso eram só 500 milhas. Um passeio até ali, “portantos”.

Mais uma vez, a melhor das sortes e dos ventos a este navegador, cuja viagem acompanhamos atentamente.
(Para quem ainda não conhece, pode espreitar aqui )

A equipa Blaus

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Actualizações já quase desactualizadas

Mais uma vez vimos renovar o anterior pedido de desculpas relativamente à ausência de um post com descrição/resumo alargado da regata Lagos Funchal. Tivemos um problema com as fotos que esperamos conseguir resolver nos próximos dias.

Entretanto ficam três notas de actualização:


Regata da Cidade de Faro (07.09.2008)


Nesta regata de um dia a equipa Blaus participou em duas embarcações, em representação do GCN de Faro: O CARIU e o artigo original e único, senhoras e senhores – o veleiro BLAUS (aplausos).

A equipa do CARIU, às ordens de João Sustelo (Johnny) venceu as duas regatas em que participou. Incontestávelmente. Na primeira regata, nas funções de leme esteve Assildo Duarte e na segunda, o Johnny assumiu os comandos da embarcação. Para primeira experiência, nada mau.
Já com o BLAUS, sob o comando de Luís Veríssimo (Raposo), as coisas não correram tão bem. Afinal não se podem esperar milagres de um barco que muito provavelmente já terá ostras no casco de tanto tempo fundeado na Ria... De qualquer maneira, serviu para matar as saudades e, dizemos nós, deixar preocupados alguns dos adversários quando terão visto este desdobramento da equipa (brincadeira... mais ou menos). Para a próxima a coisa correrá melhor.

Parabéns ainda às “PIRANHAS”pelo 1º lugar do Grupo e 2º da Geral.


Campeonato Regional Sul JOD 35 (13.09.2008)

É um campeonato One Design, ou seja, os concorrentes correm em embarcações idênticas (JOD35), pelo que não há desculpas com ratings e afins. Só contam as "manitas" e como dizia alguém profundamente filosófico: Sem manitas não há bolachitas.

Bom. Adiante.

A equipa do “Cidade de Faro” do GCN Faro, ao comando de Rui Belchior, arrumou a regata logo no primeiro dia. Ao ponto de serem “dispensadas” as regatas de domingo. Mai nada. E parece que apesar de haverem poucos concorrentes, haviam nomes de peso na frota, sendo de destacar a presença de Rui Bóia. À Equipa do Cidade de Faro os parabéns da equipa Blaus, tanto pelas prestações no mar, como em terra.

Regata dos Comodoros - Trofeu Patrick Monteiro

A equipa Blaus volta a participar no CARIU, ao comando de Luís Veríssimo (Raposo) desta vez na última regata da temporada em Vilamoura. No sábado vencemos as 3 regatas disputadas e festejámos. No domingo, voltámos a vencer com excepção da última, na qual ficámos em 4º lugar, e voltámos a festejar. Nesta última regata, trocámos as posições da tripulação, ficando o Raposo no lugar de proa... Sem comentários.

Fica um registo de parabéns pela organização, só manchada pela facto de a frota ser bastante reduzida, composta unicamente por 6 embarcações, o que tirou um certo brilho à prova. Em segundo lugar da classificação, ficou o Seita II – Cidade de Lagos, do CV Lagos de António Viegas que manteve uma acesa disputa com a equipa do Malecagem de João Quinta Gomes do GN de Olhão.

Até breve

A equipa Blaus

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Lagos - Funchal - Parte I

Pedimos desculpa pelo atraso em publicarmos algo sobre a regata Lagos - Funchal mas não está fácil.

Ao excesso de informação e fotos que "ganhámos" nesta viagem espectacular que superou todas as expectativas (e que estamos com muita dificuldade em sintetizar tanto quanto possível), junta-se uma certa falta de tempo para por as mãos e dedos à obra. Afinal como sabem, o regresso à realidade tem as suas consequências... Especialmente quando estivemos tão longe da mesma.

Em jeito de compensação, fica aqui o link para as imagens oficiais do evento enquanto não lançamos o respectivo post. Basta carregarem no cartaz da regata. Esperamos que gostem...

A equipa Blaus