segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lagos Cup - uma regata diferente


Realizamos este último fim de semana mais uma regata a bordo do CARIU, em representação do GCN de Faro. Tratou-se da Lagos Cup, organizada pelo Clube de Vela de Lagos.
Ao contrário do que esperávamos, houve uma grande adesão por parte das equipas, sendo a frota composta por 16 veleiros, situação que contrasta com o que tem vindo a suceder nas últimas duas regatas em que participámos. Assim dá mais gosto.

Para poder participar nesta regata, a equipa Blaus precisou de pedir emprestados elementos exteriores. Afinal tanto o Raposo como o Nuno recomeçaram a dar treinos (o Nuno, estreando-se no CN Tavira – Boa sorte e que tudo corra bem para esta nova etapa) e muitos dos elementos da equipa tinham compromissos inadiáveis. É que sempre estamos no fim da época e a família, trabalho ou estudos, começam a ser penalizados com tanta ausência.

Assim, tivemos o privilégio, honra e prazer de ter a bordo convidados (alguns não foram convidados, foram mesmo nomeados voluntários) do calibre das “Piranhas” Margarida Cassiano e Joana Cabral e a dupla Délio e Daniel do “Alvor”. Sem qualquer sombra de dúvida vieram emprestar alguma classe e nível à equipa, sendo os restantes elementos Assildo Duarte, Carlos Alcaravela, Miguel Tavares e Mário e Nelson Ramos.

A regata de sábado começou muito mal. Largámos muito, mas mesmo muito, depois do sinal de largada (estimamos que por volta de 5 min). Já tínhamos saímos tarde da Marina, estávamos a organizar e testar as coisas a bordo e cometemos o erro de assumir que seriam transmitidos por rádio o início dos procedimentos de regata e o sinal de largada, o que não aconteceu. Estávamos nós algures entre a Ponta da Piedade e a linha de largada quando alguém disse: “Olha.. parece que já largaram”.

Largámos em último lugar. Óbvio. É um erro que não pode voltar a acontecer.

Apesar de tudo, conseguimos recuperar alguma coisa. Ficámos em 7º lugar. O percurso, entre Lagos, Ponta da Piedade e Alvor, foi um misto de regata técnica com um pouco de regata costeira, o que associado ao facto de a frota estar “composta” tornou esta prova muito interessante. Neste dia, em 1º lugar ficou o famoso “Yellow Bird”, em 2º o AXA/Multi (o tal “Projecto”) e em 3º o Seita II – Cidade de Lagos.

No domingo, dia da regata costeira Lagos, Salema, Alvor e Lagos, largámos bem. Ou pelo menos ao mesmo tempo que a restante frota, o que já não é mau. A regata, apesar do pouco vento, correu bastante bem se pensarmos que a maioria dos elementos da equipa não conhecia o barco. Ficámos em 3º lugar. Não temos qualquer razão de queixa.

Do somatório das regatas, resultou a nossa ausência do pódio, cabendo-nos o 4º lugar da geral. Em 1º ficou o AXA/Multi, em 2º o “Yellow Bird”, e em 3º o Seita II – Cidade de Lagos. Foi Justo.
A eles os nossos parabéns.

Fica por último um agradecimento especial aos “artistas” convidados que, para além de trazerem a sua disponibilidade, experiência e qualidade técnica, trouxeram a bordo um excelente ambiente e espirito de equipa. Foi um prazer que esperamos que se volte a repetir.
A equipa Blaus.

2 comentários:

Margarida disse...

olá pessoal!!!
falando por mim, e acho que posso falar também pela minha amiga piranha,adorei a experiência!!!!!! gostei muito de fazer regata no X,o barco é um espectaculo e a tripulação é muito porreira!!!
muito obrigada pela oportunidade!!
beijinhos a todos****

Margarida

Miguel disse...

Oi Margarida.

Não foi obrigado. Foi de livre vontade. :)

Quem agradece somos nós.

Miguel