O Jorge Ventura faz hoje 35 anos. A ele parabéns.
Se me perguntarem se conheço o Jorge, não saberia responder. Teria que dizer que não. Não o conheço pessoalmente, ao vivo e a cores nem ele me conhece a mim. Mas se calhar, ou provavelmente, conheço melhor o Jorge do que muitas pessoas com quem lido regularmente ou mesmo diariamente.
Troquei alguns mails com o Jorge, o qual com muita paciência foi respondendo às minhas perguntas e ainda hoje mantenho um contacto esporádico com ele que só não é mais frequente para não estar sempre a chatear nos poucos momentos de descanso que tem em terra.
O Jorge é um homem do mar, um skipper, que se encontra neste momento algures nas caraíbas e que se dedica desde o ano 2000 a transportes de veleiros pelo mundo fora. Para além disso teve a coragem (ou inconsciência) de partilhar dois anos da vida dele num Blog. Ainda hoje se dedica à mesma actividade mas o blog foi encerrado. Acho que tinha encerrado um ciclo.
Mesmo assim são 2 anos de mar, escritos e partilhados com o resto do mundo. Há quem tenha escrito livros com muito menos. Muito muito menos. Ou mesmo quase nada. Aqui passa-se o contrário. Há matéria para uma infinidade de livros e percebe-se que o que está escrito é só uma pequena amostra da realidade. Ficou muito de muitas viagem por contar. Infelizmente o autor quis poupar nos pormenores
Tinha muitas dúvidas se devia divulgar este Blog.
Por um lado, é um blog muito íntimo, originalmente criado para os familiares e amigos irem acompanhando as novidades em alternativa aos 40 mails enviados em cada porto a que chegaria. A sua leitura por desconhecidos quase que roça a invasão da privacidade.
Por outro lado, é uma questão de egoísmo. Tropecei no blog por acidente. Partilhei o link do blog com poucas pessoas. Muito poucas. Pessoas que tinha a certeza que iriam dar-lhe o devido valor. É que afinal também era um pouco do meu mundo, que acompanhei regularmente no último ano da sua existência. Era um porto de abrigo. E nunca gostei de partilhar coisas do meu mundo com pessoas que não lhe sabem dar valor, ou melhor, que não dão valor às mesmas coisas que eu ou então que têm sensibilidades e interesses totalmente diferentes.
Devo muito ao Jorge porque foi uma das poucas pessoas que “conheci” até hoje que me provou e fez reforçar a minha convicção de que muitos sonhos estão mesmo ao nosso alcance. Que é só uma questão de vontade. Houve alturas que cheguei a duvidar disso.
Mas o facto é que não é correcto guardarmos a informação para só nós. Ela tem que ser sempre partilhada. Se assim não fosse, não haveria “sempre mais além”.
E como o egoísmo é uma coisa feia aqui vai: http://sempremaisalem.blogspot.com/
É um blog que recomendo para os apaixonados do mar, sejam elas relações platónicas ou efectivas. É para ir lendo com calma e não de atacado. Sugiro que comecem pelos posts mais antigos. Vale a pena. Provavelmente muita gente não vai achar nada de especial mas acredito que há alguns que vão ficar tão fixados como eu.
Hoje o Autor escreve noutro Blog. Como acordei estupidamente generoso, aqui vai: http://avedearribacao.blogspot.com/.
Desculpa lá esta invasão, caro Jorge e desculpa não ter esperado pela tua autorização para divulgar o Link. Mais tarde seria fora de tempo. Calculo que não aches grande piada a estas coisas.
Mas não te preocupes que só temos meia dúzia de leitores regulares neste Blog.
Mais uma vez parabéns e bons ventos.
Miguel
5 comentários:
Parabéns ao homenageado, que não conheço mas admiro a postura de vida, e parabéns também ao Miguel, que teve esta iniciativa!
Bjs
Se os nossos conhecimentos e algumas experiências de vida não fossem partilhados, o Mundo não evoluiria e não seríamos o que somos hoje. Se não fosse para partilhar/divulgar não se escreviam blogs, escreviam-se mails (restrictos). Obrigada Miguel, por partilhares os teus conhecimentos. Nunca te arrependas!
Para quem tiver curiosidade/tempo, consulte o link http://www.fnb.org.br/news_view.asp?id=21/7/2008%2012:00:12&cnt=20080721120012&sts=38
Milena
Obrigado Miguel
E se os blogs continuam online , claro que 'e para partilhar....
Um abraco
Olá...como sou curiosa já dei uma olhada na diagonal, depois hei-de ver com mais calma!
Fez-me lembrar o 'Diário de Bordo' do Genuíno Madruga, embora ao mesmo tempo não tenha nada a ver ...http://www.genuinomadruga.com/
Toca a blogar e bom verão e férias, se for caso disso!
Oi Sara. A curiosidade nunca fez mal a ninguém, com a devida excepção aos gatos.
Já tinhamos feito uma pequena homenagem a esse Homem do Mar aqui (http://blaus3.blogspot.com/2008/02/5039s-7433w.html). Acompanhamos regularmente a viagem e andamos a torcer para que tudo corra bem
Bem vinda, bom verão e volta sempre.
Cumprimentos às ilhas paraíso.
:)
Miguel
Enviar um comentário