Mais um fim-de-semana de regatas em Lisboa! Depois de uma primeira manga do Troféu Caixa Galicia em grande forma para os representantes da equipa Blaus, estivemos presentes na Regata Aniversário Associação Naval de Lisboa.
Com largada marcada para as 11:00h, mais de 30 veleiros entreteram todos aqueles que escolheram a zona de Belém para passar o dia de Sábado e assistir a esta largada. O percurso consistia na rondagem de uma baliza junto à zona da Expo, baliza junto à Cuf e chegada a Belém.
O veleiro que nos convidou a participar nesta regata, era um Dufour 325, que não é de forma nenhuma um regateiro de raiz. Termos uma genoa de enrolar, vela grande de Lazy Bag e palamenta completa a bordo (obrigatória por lei e por conforto!), não foi impeditivo para conseguimos largar, realizar toda a regata e chegar em primeiro da real, na nossa classe. A bolina foi de grande contenção táctica, uma vez que todos os principais adversários (que nos pagavam tempo), seguiam atrás de nós. Assim optámos por uma táctica defensiva, controlando a frota, pois a posição de 1º da real era excelente.
Após rondarmos a primeira baliza, tivemos de “colocar na água” a nossa vontade… Uma popa arrasada contra a corrente com um balão assimétrico, não é fácil!!! Com bastante diálogo entre trimmers e skipper, conseguimos realizar a “proeza” de (em velocidade) aguentarmos o sotavento para os adversários mais directos. Depois de rondarmos a baliza da Cuf e cambarmos, tivemos talvez a parte mais difícil desta regata. Combatendo contra a corrente, com o vento a obrigar-nos a manter um rumo acima dos 140 graus, tivemos de tomar um banho de água fria e fazer-nos à vida. A opção foi atravessar o rio com a pressão. Conseguimos apanhar um dos pilares da ponte 25 de Abril que nos deu algum abrigo, mas chegar à margem norte a cerca de 1 milha da chegada, foi algo que queríamos evitar ao máximo e não conseguimos. Isso obrigou-nos a cambar diversas vezes (de Assimétrico!), cada vez que perdíamos a pressão lá íamos para os 130 ou mesmo 120 graus… *desespero*. Fizemos uma última cambadela mais afastada da margem, que nos permitiu navegar um pouco mais em pressão e deu-nos aquilo que queríamos, chegámos em primeiro da real!!! J
O primeiro lugar estava assegurado, não fosse a Tejo Gate! J Ou seja… Fizemos toda a popa com a corrente contra, mas os últimos barcos a rondar a baliza da expo, já o fizeram com a corrente a favor. Assim beneficiaram de 3 ou 4 nós extra na velocidade. No final acabámos por ficar em 5, sendo que o barco que ganhou chegou cerca de 23 minutos depois de nós, todos os barcos que ficaram à nossa frente fizeram a popa ou pelo menos parte dela com corrente a favor.
Bom se não conhecêssemos o nosso desporto até podíamos ficar chateados… São as vicissitudes da vela. Muitas vezes (mas nem sempre), no final vêm algo de bom à superfície…
Acima de tudo foi um excelente fim-de-semana, em que nos divertimos imenso. Mais virão…
1 comentário:
Muito bom ver isto a mexer outra vez.
Miguel
Enviar um comentário