La Rochelle é uma cidade de mar que se localiza na costa Oeste de França, na Biscaya, onde os mares são duros e mal-humorados.
Foi fundada no Séc X (apesar de haverem vestígios romanos anteriores) e foi palco de diversos acontecimentos ligados ao mar: partidas, chegadas, batalhas navais (guerra dos 100 anos) e desempenhou um papel importante na ligação entre França e o Mundo Novo. Aqui se deu construção do Plongeur, o primeiro submarino motorizado do mundo e aqui também se encontra o famouso Calypso, o tal de Jacques Cousteau.
Durante a 2ª Guerra Mundial, a Alemanha instalou aqui uma importante base naval de submarinos (que aparece no "Indiana Jones e os salteadores da arca perdida") sendo La Rochelle a última cidade francesa a ser libertada após o fim da guerra.
Hoje em dia, La Rochelle tornou-se um destino turístico e, ao mesmo tempo, continua a ser um importante porto tanto comercial, como de pesca e de embarcações de recreio, localizando-se aqui importantes estaleiros e construtores navais. A actual marina, "Les Minimes", é a maior de França com capacidade para 3.500 embarcações.
E é nesta "modesta" e singela cidade que se encontra, com grande sacrificio e sofrimento, o Raposo... Coitado.
Bom, de qualquer maneira, o mar está mau mas prevê-se uma melhoria nos próximos dias. Vamos a ver se conseguem dar ínicio à viagem.
A eles ficam votos de bons ventos e mar calmo.
A equipa do Blaus
Fontes: Wikipedia e Google-Earth
Sem comentários:
Enviar um comentário