domingo, 31 de agosto de 2008

Breve actualização

As duas equipas já terminaram as suas respectivas regatas.

Lagos - Funchal
Equipa: Pedro Godinho, Carlos Alcaravela, Miguel Tavares, Nuno Silva e David
Apesar de muitos azares (aderiças e retranca partidas, velas explodidas e subidas ao topo do mastro em pleno oceano a fazer 12 nós de velocidade!), conseguiram chegara á Madeira e muito bem. Estão de parabéns pois ganharam o seu grupo. Quem também está de parabéns é a equipa do Cidade de Faro, pois também ganharam no seu grupo, fazendo um tempo recorde de regata com uma ponta de 25.3 nós de velocidade!!! O regresso está marcado para amanhã. Ficamos a aguardas o "relatório da regata e esperamos algumas fotos espectaculares.

Troféu Quebramar Chrysler 2008 - Campeonato Ibérico de Cruzeiros
Equipa: Luis Raposo Verissimo, Mário e Nelson Ramos, João Sustelo, Filipe Conceição, Manuel Faleiro, Paulo Fantasia e o armador Assildo Duarte
Saldo muito positivo! Competindo com os principais veleiros nacionais e ibéricos pela primeira vez, com uma equipa de recurso, conseguimos um prometedor 8 lugar (mesmo sem descartes e somando um 18 numa das regatas!, 3 Português. A prestação da equipa foi excelente dando o seu melhor. A evolução foi brutal! Estamos no caminho certo...

Por agora fica esta breve actualização, brevemente descrições mais pormenorizadas virão...

PS: Vídeo da prova a caminho...

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Instituição...

Vou ser sincero..., Já tinha alguma saudade de expressar a minha opinião!

Já lá vão 6 anos, desde aquela primeira conversa com um grande, grande amigo (lúcio)! "Vamos formar uma EQUIPA de vela, regida pelos nossos padrões...?".

Hum, todos os momentos, são bons para fazer uma avaliação do nosso percurso. Resta definir as características da avaliação.

Para mim vou defini-los: Espírito de equipa, fidelidade, amizade, sacrifício, resistência, esperança, capacidade de lutar, ...

Mas que sortudo que eu sou... Passo a explicar em dois simples pontos:

1. Por sorte, analise, experiencia,... Liberdade de escolha principalmente tive a oportunidade de partilhar, viver, acompanhar o meu desporto favorito com um grupo de pessoas verdadeiramente fenomenal. Estiveram em todas, nos maus momentos apoiaram-me, nos bons momentos divertiram-se comigo (este comigo é demasiado ofensivo, porque não devo nada a ninguém, este é o resultado de uma amizade... quem diz comigo diz também com eles... Diz também com ele (raposo)). Sinceramente não conheço no mundo da vela outro grupo de amigos tão ligados como nós.

2. Para alem de todos os copos que bebemos (foram muitos... :)), os resultados, ai os resultados. Sempre estiveram presentes, e isso só por si, marca a nossa existência! Para mim, guerreiro nato! Sempre foi muito importante. Pensando agora nos patrocinadores... (também...) lembro-me de agarrar no nosso projecto e bater a todas as portas, diziam-me "Então e o vosso curriculum...?" pois no meio disto ouve algumas pessoas que acreditaram em nós, sem provas dadas!!!? Que loucura :) é verdade, éramos uns sonhadores...

Conseguimos pois, claro que estamos conseguindo, caminhando aproximando... Na minha cabeça, os meus pensamentos já parecem aquela melodia "estou bem, a onde não estou..." mas não. O caminho está definido e se é tempo de análise, a análise que eu faço é esta:

- Temos a melhor equipa de Portugal

- Conseguimos manter a atitude de aprendizagem

- Estamos a subir degraus

- Temos alternativas

- O espaço é nosso...

Com muito orgulho, hoje e sempre sou membro da equipa Blaus 3.

Obrigado a todos.
Instituição...
PS: A instituição Blaus 3, está neste momento a equipar 2 barcos em 2 regatas distintas. A tripulação que segue rumo à madeira, comunicou à pouco que segue em 2 da geral e 1º do grupo. A segunda equipa segue amanhã para Cascais para disputar o Troféu Quebramar, Campeonato Ibérico de Cruzeiros...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Madeira à vista

Enquanto andamos a reflectir e a arrumar a casa e enquanto não definimos um rumo, surgiu uma oportunidade muito especial: participar na Regata Oceânica Lagos – Funchal, realizada no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação do Funchal a cidade com organização do Clube de Vela de Lagos, em colaboração com a Câmara Municipal de Lagos, a Câmara Municipal do Funchal e a Associação Náutica da Madeira.





Em tempos tínhamos falado em a equipa participar nesta regata no Blaus, sendo claro que para isso ser viável e possível, seria necessário algum investimento em equipamento e material para preparar o barco para uma travessia deste género.


Com a entrada em cena da proposta em integrarmos a equipa do X-37, o CARIU, abandonámos esta ideia. Outros voos e regatas se vislumbravam para a equipa, nomeadamente a participação na “Semana Nautica de El Puerto de Santa Maria”, uma regata bastante competitiva e importante do circuito espanhol, a qual teria início hoje.

Por motivos que não são para aqui chamados, acabámos por não participar nessa regata e, de improviso, voltou a estar em cima da mesa a alternativa da regata Lagos – Funchal.

A proposta partiu do Pedro Godinho: Querem participar na regata a bordo do "JORDI" ?

O "JORDI" é um Jeanneau Sun Odyssey 54 DS, um veleiro de 17 metros, com um nível de conforto e equipamento que práticamente roça a obscenidade, propriedade de David Thompson, para quem o Pedro trabalha.

Os bons planos devem ser flexíveis e há que contar com os imprevistos. Assim, em menos de duas semanas reuniu-se uma equipa. Infelizmente, não foi possível para muitos de nós “entrar neste barco” e deste modo, o JORDI leva a bordo alguns poucos (mas dignos) representantes da Equipa Blaus, os quais serão comandados pelo Skipper Pedro Godinho.

Por uma questão de pudor e respeito não vamos entrar em grandes detalhes sobre as características deste veleiro. Quem quiser sofrer e saber mais que espreite aqui. Deixamos só duas imagens para aguçar o apetite...





Óbviamente que não é um veleiro de regata. É assumidamente priveligiado o conforto e equipamento em detrimento da perfomance. Vamos a ver se não começamos a ficar mal habituados...

O plano é zarpar no sábado de Vilamoura para Lagos. Ao longo deste percurso teremos oportunidade de sermos apresentados a este veleiro. A largada está prevista para a manhã do dia 24, Domingo, e a chegada ao Funchal será o mais tardar no dia 29, após aproximadamente 500 milhas de navegação.


Há surpresas boas...


A equipa Blaus.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Reflexões e arrumações



Aos caros ouvintes deste programa, apresentamos as mais sinceras e sentidas desculpas pela interrupção na emissão e ausência de participações neste espaço mas andamos em reflexões e arrumações, a vários níveis.

Sobe a regata Puertos de Andalucia fica entretanto a seguinte nota:

A regata não correu bem a nível de resultados. Não ganhámos nem tivemos perto disso. Noutra oportunidade apresentaremos um resumo da prova e principais momentos.
No entanto, queremos que fiquem desde já os sinceros parabéns ao Gonçalo Silva e à respectiva equipa (AXA/MULTI), incontestáveis vencedores desta regata que, após uma época no mínimo exemplar, mais uma vez mereceram a vitória.

Quando tivermos a coisa organizada e um rumo definido, diremos.
Entretanto, podem sempre contar com as parvoíces do costume ;)


A equipa Blaus

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

15ª REGATA PUERTOS DE ANDALUCÍA

















A equipa Blaus prepara-se para mais uma regata, de novo a bordo do CARIU.

Desta vez vamos navegar para os mares de “Nuestros Hermanos” na 15ª REGATA PUERTOS DE ANDALUCÍA, 6 a 9 de Agosto, num total de cerca 70 a 80 milhas, com o seguinte programa:

  • 6 Agosto (4ª feira)– Registro de participantes, entrega de instruções de regata e reunião de Skippers/Armadores
  • 7 Agosto (5ª feira) –Ayamonte – Mazagon (Aprox. 30 milhas com bóia de desmarque a 1 milha de Ayamonte)
  • 8 de Agosto (6ª feira) - Mazagón – Chipiona (Aprox 30 milhas)
  • 9 de Agosto (Sabado) - Chipiona – Rota (Aprox. 10 milhas) + entrega de prémios.

Fonte: Google Earth

É um novo passo e campeonato para a equipa. É que para além de navegarmos fora de casa, vamos competir com muitas equipas que nunca defrontámos e pelo menos uma parte das quais terá certamente com um bom nível técnico.

No mínimo, esperamos não fazer má figura e que sejamos dignos representantes tanto das cores nacionais como de Faro e da região do Algarve.
Se possível for e correr tudo bem, não nos importaríamos nada de disputar os primeiros lugares... é que afinal de contas e nestas coisas, ao mínimo aroma de competição, vêm ao de cima uns certos resquícios do já longo braço de ferro luso-castelhano... Pelo menos no mar, já que em terra e à partida, todos nos damos bem...

...mais ou menos :)

A equipa Blaus