terça-feira, 16 de junho de 2009

Pouco?


O primeiro post deste Blog foi escrito a 11 de Fevereiro de 2008 (It’s alive! It´s alive!), data essa que lamentavelmente e inexplicavelmente não foi devidamente assinalada.

Nessa altura a equipa Blaus, ainda a competir a bordo do Blaus3, preparava-se para o início da época de 2008, a 4ª temporada em que participámos. Aproximava-se a 1ª regata, a 34ª edição da Semana Internacional de Vela do Carnaval, organizada pelo CIMAV, onde vencemos ambas provas.

Desde então até agora muita coisa se passou. Ao rever o blog desde a sua fundação até hoje, apercebo-me da verdadeira dimensão e alcance do que a equipa alcançou neste breve período de um ano e pouco. É essa uma das vantagens de haver um blog. É que é uma espécie de diário de bordo.
Ao acabar de reler este “diário de bordo”, fica uma certa sensação de desconforto... uma espécie de ingratidão. Esta sensação deve-se ao nível de exigência que caracteriza esta equipa.
Não nos contentamos com o mais-ou-menos, com falhas ou com menos que o nosso melhor. E como os resultados mais recente não têm sido os melhores, caímos no erro de achar que as coisas não têm corrido bem.

Mas objectivamente, o facto é que alcançámos muito mas muito mais e, especialmente em muito menos tempo do que qualquer um de nós esperava nessa data. Sem falar em resultados e para além do circuito em que normalmente participávamos, resume-se “só” a isto:

  • Participação e estreia de parte da Equipa no Match-Racing,
  • Ajuda por parte do Skipper Luís Veríssimo (Raposo) no transporte de um veleiro de 52 pés de La Rochelle a Vigo,
  • Trabalhos de manutenção no Blaus,
  • Convite do Armador Assildo Duarte para a equipa Blaus competir num X-37, o Cáriu (Regata da Marina de Albufeira - novidades); o qual desde então passou a representar o GCN de Faro,
  • Estreia da equipa Blaus, a bordo do Cáriu, em Regatas em Espanha na 15ª REGATA PUERTOS DE ANDALUCÍA
  • Participação de parte da equipa Blaus na Regata Oceânica Lagos – Funchal (500 milhas) a bordo do "JORDI", um veleiro Jeanneau Sun Odyssey 54 DS, (17 metros) e transporte de regresso.
  • Entrada na equipa do Mário e Nelson Ramos
  • Participação de parte da equipa Blaus a bordo do Cáriu, no Troféu Quebramar Chrysler 2008 - Campeonato Ibérico de Cruzeiros,
  • Estreia de parte da equipa Blaus, a bordo do Cáriu, no Campeonato do Mundo de ORC670!!!
  • Transporte do Cáriu de ida e volta para Lanzarote – Canárias (550 milhas), por parte do Skipper Raposo e do Carlos Alcaravela, com a ajuda do Vitor Palma (Caetano) no regresso em condições de mar muito mas muito adversas que obrigaram a uma paragem na costa marroquina.
  • Criação da Empresa Blaus 3, Sailing Services por parte do Luís Veríssimo (Raposo) e o Carlos Alcaravela


Parece pouco?
Não me parece.

Sim, é verdade que não temos conquistado o primeiro lugar em todas as regatas e que as mesmas não têm corrido da melhor forma. Sim, também é verdade que por esse motivo a moral e espirito de equipa já esteve em melhor forma do que está hoje.
Mas o facto é que, no mínimo, a equipa no seu conjunto já tem nas costas uns milhares de milhas a mais do que tinha quando este blog foi criado. O facto é que andou a competir com equipas “lá de fora” e a ganhar calo. O facto é que o Cariu tem vindo a sofrer ajuste e afinações que ainda não mostraram os seus resultados. O facto é que a frota destes mares algarvios tem vindo a melhorar tanto a nível técnico como nas suas embarcações. O facto é que fazer melhor neste tempo que passou seria difícil.
Não impossível. Mas difícil.

Num jantar de equipa que se fez recentemente, ao vermos umas filmagens da época em que competíamos no “Blaus3”, apercebemo-nos que, apesar de toda experiência acumulada, algo de meio indefinido e que não sabemos explicar muito bem o que é, se está a perder na equipa desde essa altura. O espirito Blaus.
O que no mínimo é inadmissível. Quase criminoso.

Está na altura de o recuperar.

Assim resta unicamente dizer que no próximo fim de semana há regata.

Até lá.

A Equipa blaus

2 comentários:

Raposo disse...

"Espírito Blaus" Algo que sempre defendemos... Mesmo quando o mesmo era associado a algo negativo, mesmo quando soubemos usar esse sentimento para nos dar força para seguir em frente e lutar por princípios (sim princípios...), que acreditamos!

O nosso espírito, único, que nos define, definiu e continuará a nos definir para sempre esse ser… Ser Blaus… É algo que apenas os intervenientes o entenderão…

Uma prova importante nos bate á porta, é tempo de limpar armas, e porque não assumir as nossas aspirações? QUEREMOS GANHAR.

No final festejaremos…

Raposo disse...

PS: Não consigo deixar de olhar para traz e ver aquele transporte para Lanzarote ao som de Mafalda Veiga e ... Tudo aquilo que nos une!