terça-feira, 17 de junho de 2008

O futuro chegou ao Algarve - A voar baixinho

Alguns elementos da equipa do Blaus 3, tiveram hoje o privilégio de ser os primeiros Algarvios a navegar no primeiro Moth Bladerider a navegar nas nossas águas (Algarvias!). E com toda a certeza dos primeiros a navegar em Portugal, pois este é apenas o segundo barco desta classe a chegar ao nosso país.
Foi um dia de grandes emoções, pois este é um barco que desafia o nosso entendimento normal de um "barco à vela" entrando no campo dos objectos voadores (para alguns "não identificados")!!!
A caracteristíca que distingue este barco dos restantes, é a existência de duas asas abaixo da linha de água (uma no patilhão e outra no leme) que lhe dão sustentação para se elevar e praticamente voar... O perfil destas asas é ajustado tendo em consideração a intensidade do vento.
Apesar de algumas dificuldades iniciais, conseguimos sentir o prazer de navegar/ voar/ planar (como é um barco novo, ainda existem algumas confusões sobre a definição oficial para esta práctica! :)), como é visível nestas fotos.
Mais uma vez contámos com a presença do nosso amigo Carlos Vaz em representação da empresa Mar de Histórias, encarregue das filmagens que oportunamente iremos publicar.
Para já observem e roam-se de inveja... :)






















































Posted by Picasa

3 comentários:

Miguel disse...

Xico!

Parabéns.

Miguel

Tânia Alcaravela disse...

A partir de hoje vão todos entrar em dieta. Para voarem mais alto.... ;)

Nuno Sakana disse...

Bom,
Devo começar por dizer k é a adrenalina pura... Uma sensação espectacular sentir o barco levantar, navegar a 15 nós (velocidade média atingida neste dia) e deixar de ouvir o som da agua a bater no casco.
Quanto a dietas, não é necessário grandes coisas, apenas resistência fisica pra primeira viagem, depois disso quaisquer 95kg são elevados por 7 nós de vento.

FANTASTICO!!!

Um abraço
Nuno