sexta-feira, 27 de junho de 2008

Mulheres de Armas (com M grande)

Deparei-me com esta notícia no site da revista "daVELA" (http://www.davela.net/htm/noticias.htm), e não resisti a "rouba-la" para aqui....

26.06.08
Velejadora aos 94 anos!

Está neste momento a decorrer a Fife Regatta, um evento que reúne os veleiros criados por William Fife & Sons. O local da regata este ano é Fairlie, perto de Largs, onde os veleiros foram construidos e onde estão reunidos 22 veleiros clássicos.

Na passada segunda-feira, porém, um dia de descanso entre as várias provas, foi também o dia em que Lizzie Todrick, de 94 anos, se reuniu com aquele que foi o seu barco durante 40 anos, o “Ayrshire Lass”. Lizzie comprou o barco em 1939, pouco tempo após se tornar a única mulher a trabalhar no estaleiro de McGruers, em Loch Long, utilizando os conhecimentos aí obtidos para reparar e manter o veleiro durante muitos anos. Entre 1937 e 1977, era frequente ser vista a velejar no barco construido por William Fife II em 1887, nas águas de Clyde e até às Western Isles. Os locais ainda se lembram de a ver com o leme encaixado debaixo do braço, tricoteando ao mesmo tempo que velejava.

O “Ayrshire Lass” foi recentemente submetido a intensos trabalhos de restauro pelo seu novo proprietário, Paul Goss. Paul é skipper de mega-iates e desejava comprar este Fife desde a primeira vez que o viu, há 25 anos. Finalmente, há dois anos, o barco foi colocado à venda e Paul levou-o de imediato para a Irlanda, onde foi restaurado. Foi precisamente nas águas de Clyde que voltou a velejar, há apenas duas semanas, a tempo de competir na reunião de Fifes que acontece a cada cinco anos.

Lizzi Todrick, apesar de a apenas seis anos do centenário, entrou logo a bordo e não só ajudou com os cabos como também pegou mais uma vez no leme do seu querido barco.

Miguel

2 comentários:

Tânia Alcaravela disse...

Fantástico.
Obrigada Miguel por partilhares estas pérolas da vela e do mar.

Miguel disse...

Carissima e dignissima armadora,

Não é para obrigadar... é um prazer.

E seria igualmente um prazer voltar a ver um post seu aqui no blog, já que anda tão desaparecida :P

Até breve

Miguel