quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Para quem não conhece


A zona onde o Blaus fica ancorado é conhecida por "4 Águas", mesmo em frente à famosa "Ilha dos Tesos". Tentei assinalar o melhor que pude as 2 localizações.




Este é o fantástico Pôr-do-Sol que se vê desta zona.

Aliás, a nossa cidade tem uma vista priviligiada sobre este paraíso, que é a Ria Formosa.

Se todos pudessem sentir a sensação que é andar à vela na Ria Formosa e assistir a um pôr-do-sol assim, talvez a respeitassem mais.

Casa

Imagem retirada do Algarve Digital


... e neste momento, após um retiro de umas semanas em Vilamoura e uma viagem sob um céu estrelado, o Blaus já está de novo em casa: A Ria Formosa e a cidade de Faro.

Pode não ter os confortos, mimos ou modernices da marina, mas convenhamos: é um espaço muito mais autentico e incomparávelmente mais bonito e cativante.
... E a nossa casa é sempre a nossa casa.

A equipa do Blaus

primeira aventura em directo...

Com esta mensagem, inauguramos as "Aventuras em tempo real". Está msg está a ser enviada directamente do blaus para o nosso blog. Ou seja estamos neste momento a entrar a barra do farol, vindos de vilamoura. Depois de terminada a regata do carnaval! É um teste, se correr bem, outras aventuras em directo se seguiram...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Curso de iniciação à vela


Continuamos com o nosso curso de iniciação à vela, desta vez, a temática é: a Vela Grande. (atenção Fernandes!!!).

Para os novatos neste Blog, os cursos de iniciação ou aperfeiçoamento, não são só para o Tomás. Quem estiver interessado em efectuar um Curso no Blaus3, pode-nos contactar ou efectuar uma inscrição, através deste Blog ou no nosso site.

Para os que se queixam, aqui está também o testemunho do Tomás vestido de VERMELHO... dos pés à cabeça!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Neptuno na Horta


Na sexta-feira passada fez 22 anos que ocorreu a maior tempestade do século XX nos Açores.

Dizem que nesse sábado à tarde, dia 15 de Fevereiro de 1986, o vento atingiu velocidades na ordem dos 250 km/h, as ondas alturas entre 15 e 20 m e que a rebentação das ondas chegou a atingir os 60 m.
Este mau humor da natureza foi registado por José Henrique Azevedo, o actual “patrão” do famoso “Peter Café Sport”, na cidade da Horta (Ilha do Faial), o qual tirou uma série de fotografias do efeito do mar durante a tempestade.


Dois anos depois, querendo mostrar o acontecimento com mais facilidade aos iatistas, José Henrique passou duas das fotografias, de diapositivo a papel. Descobriu então que, no momento em que tinha tirado uma delas, se tinha formado, na rebentação da onda, uma figura humana (cabelo, olhos, nariz, boca e barba) dando-lhe o nome de "Neptuno na Horta".

Numa visita à Horta, contaram-me que a primeira pessoa a identificar a imagem de Neptuno, terá sido um residente da ilha que era surdo-mudo... Não sei se é verdade ou não. Já se sabe como é estas coisas do ouvi dizer.
Mas isso agora não interessa nada. O facto é que é uma imagem que me fascina e que merece os parabéns, ainda que atrasados.

Já agora, fica um abraço ao meu amigo Fausto (Pedro), “imigrante” no Faial já à uns anos e sem o qual não teria conhecido como conheci aquele porto de abrigo e pequeno grande paraíso.

Miguel

http://www.petercafesport.com/neptuno.html

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Filme Blaus 3

Este filme foi elaborado pela equipa do Mar de Histórias. Que faz um trabalho fantástico com recolha e edição de imagem. Um muito obrigada para o Carlos Vaz. www.mardehistorias.pt/

Aproveito também para dizer que neste mesmo dia tivemos também a colaboração do Nuno Campos, um dos nossos melhores fotógrafos, que fez uma sessão de fotografias," à séria", do Blaus 3. Email: info@nunocampos.com (desculpa Nuno, não sei o teu site)

Temos tido a sorte de ter a ajuda e colaboração de super profissionais, que acreditam neste projecto e se disponibilizam para nos ajudar.

MUITO OBRIGADA

Blaus 3, o video!


As nossa marinheiras

Onde andam as nossas marinheiras??
Então as mulheres dos nossos "bravos e valentes" marinheiros não participam no blog?

Vá lá!! Não se esqueçam que eles falam, falam, mas há sempre uma grande e MUITO paciente, mulher por trás...

Bjs a todas...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Como o tempo voa

E assim se passaram 3 anos...

Parece que foi ontem que o Luis (Raposo) me disse assim:
"Anda lá comigo a Vila Real de Sto António, ver uma coisa..."

As diversas "plásticas" do Blaus 3

Ao longo destas 3 épocas e qualquer coisa, o Blaus 3 teve diferentes visuais.
Após a aquisição do barco e retirados os logos dos sponsors dos antigos proprietários, foi colocado o primeiro logo Blaus 3 (mais conhecido pelo logo dos patés).
Depois de muitas horas de trabalho, tanto no estaleiro como na velaria, o Blaus 3 aparece para a época de 2005 com o visual melhorado. O novo logotipo, a famosa linha azul com muito "sineto", as novas velas "home made" da Doyle Sails e o patrocínio das Águas do Algarve marcam a nova imagem da equipa.


Foi então no ano de 2006, que o Blaus levou a verdadeira alteração estéctica...



...estas fotos, aparentemente de mais um barco abandonado no estaleiro, foram algumas das últimas fotos do Blaus com casco branco, pois daí para diante, com a assinatura da Armadora e com o apoio da Publirádio...

... o Blaus apresenta-se com a imagem que hoje conhecem...

Foi com esta nova imagem que a Equipa de Vela Blaus 3 atingiu, até agora, alguns dos mais relevantes resultados do seu brilhante trajecto

Campeão Nacional ANC 2006, Vice-Campeão de Portugal de Cruzeiros 2007 e Campeão Regional Sul 2006 e 2007.

Para esta nova época que se aproxima, esperamos novas fotos com novos títulos...

Um Abraço

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Faro vista do Blaus


Pessoal,

Julgo que este Blog foi uma grande ideia!! Os meus "AUGURI".

Uma vez que o Projecto BLAUS tem uma cidade berÇo, aqui vai uma foto de Faro vista do Blaus.

AbraÇos de Genova,

Lúcio

50º39S 74º33W



Para quem não sabe, a posição 50º39S 74º33W, corresponde a uma baía na costa Oeste do Chile onde ontem, por volta das 18:00 de lá, a temperatura rondava os 2ºC.

Nesta baía está o “Hemingway” que, para além de um grande escritor, é o nome de um veleiro de 11,44 m que, desde o dia 16 de Fevereiro, está aqui ancorado.

Dentro deste veleiro está um homem. Um homem que pacientemente espera que o tempo-tempo passe e o tempo-clima melhore para poder continuar a sua viagem... O que ele faz para passar o tempo para além de passar frio, não faço a mais pequena ideia.

O que sei é que este homem se chama Genuíno Madruga.
É um português nascido na ilha do Pico e já percorreu 8.464 milhas desde a sua saída do porto das Lajes do Pico em 24 de Agosto de 2007.

Sei também que no dia 24 de Janeiro, este homem, ao comando deste veleiro, atravessou o Cabo Horn, tornando-se o primeiro português de que há registo a fazê-lo em solitário.

Dizem os entendidos que o mar naquela zona não é para meninos... Não sei. Nunca lá fui e como nestas coisas sou menino, mesmo que fosse não iria servir de muito

De qualquer maneira, o que interessa é que Genuíno Madruga fê-lo e está nesta baía ancorado à espera que os “tempos” passem porque, pela segunda vez, está a dar a volta ao mundo em solitário.

... e isso, meus caros, de certeza que não é para meninos.

Deixo aqui um excerto da descrição da passagem do Cabo Horn:


As últimas 6 milhas naveguei com vento muito forte de Oeste, pela proa, tendo
mesmo levado 10 horas para conseguir chegar à Ilha, o que aconteceu no passado
dia 23. Procurei uma baía abrigada onde, em segurança, ancorei o Hemingway.
Preparei meu bote insuflável, fui a terra confraternizar com os dois elementos
da Armada do Chile que asseguram o bom funcionamento do centenário farol da Ilha
de Horn. A recepção foi óptima! Estive na Capela Stela Maris, local cheio de
boas mas, também, trágicas histórias! Creio mesmo que muitas dessas histórias só
podem ser entendidas por aqueles que navegando em pequenas e (sempre) frágeis
embarcações, conseguem viver o suficiente para assim relatarem tão marcante
evento. Muitos não o conseguiram! Para estes últimos minha e, certamente, nossa,
maior Homenagem
!


Para quem quiser acompanhar os relatos desta odisseia, enviar uma mensagem de apoio ou simplesmente saber um pouco mais sobre o homem e o veleiro, basta espreitar http://www.genuinomadruga.com.

Recomenda-se.

A melhor das sortes para ambos

Miguel

It's alive! It's alive! (part 2)

Caros amigos e amigas, visitantes do blog e outros,
Aproveitando o título do 1º post deste blog, mas agora na fase 2, venho anunciar que o nosso site na web (http://blaus3.no.sapo.pt) está actualizado, voltando a dar a conhecer a todos os que nele passem a equipa, o barco, os feitos, as futuras provas (que ainda se encontra em actualização), etc.
Fico a aguardar ideias e criticas construtivas para melhorar o nosso "cartão de visita" na net, a par com este Blog.
Um abraço,
Nuno Sakana

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

100!

Uma semana, 100 visitantes.
Não está mau... E acho que estamos de parabéns.

Obrigado.

A equipa do Blaus

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Curso de iniciação à vela


Como todos sabem a descendência do Blaus3 já está assegurada. Temos um armadorzinho, o Tomás. E , como devem calcular, já começou o seu curso de iniciação à vela.
Uma das vertentes deste curso técnico/práctico é o constante contacto com o mundo da vela. Assim, no seu 1º aniversário colocámos em pratica esta vertente - um bolo com um barco à vela. Nada de Nodies, Bob's ou outros...

Verdadeira lavagem cerebral. 2 opções: Ou faz vela ou faz vela.

Ontem o Mar estava assim....



... E o pior já tinha passado.


Miguel

Blaus 3: Quem somos?

É a pensar em todos os nossos ilustres visitantes, que se irão cruzar connosco nestas águas da blogosfera (Sei que toda a gente gosta de utilizar estas analogias do mar, mas penso que mais que ninguém temos o direito de as fazer!), fica aqui uma apresentação do nosso projecto.

Blaus 3, porque esse é o nome do veleiro que utilizamos.

Este projecto nasceu à cerca de 4 anos, devido a um conjunto de factores que possibilitaram tornar realidade um sonho comum a alguns dos actuais membros da equipa. Esse sonho caracterizava-se essencialmente, numa abordagem diferente na gestão da equipa e respeito por todos os intervenientes. Principalmente os próprios tripulantes!

O factor determinante foi a oportunidade única de adquirir um excelente veleiro, por um valor especialíssimo. Por isso devo deixar aqui um agradecimento muito especial ao nosso amigo e adversário Filipe Santos (mais conhecido por Gold).

Ser treinador de vela no Ginásio Clube Naval há mais de 10 anos, tornou mais fácil a constituição da equipa. Actualmente cerca de metade dos velejadores são ex-atletas e os restantes velejadores de outras classes ou velejadores de cruzeiro, anteriormente sem uma tripulação fixa (iremos aprofundar este assunto num post posterior).
Reunidos estes factores, demos inicio a esta aventura que nos tem divertido imenso e dado muitas alegrias!

Não existe um código de conduta oficial, mas se existisse seria qualquer coisa como:
1. Todas as regatas são para ganhar!
Queremos com isto, mostrar respeito pelo desporto da vela.
2. Todas as regatas são para ganhar!
A melhor forma mostrar respeito pelos nossos adversários, é darmos o nosso melhor em todas as regatas que participamos.
3. Todas as regatas são para ganhar!
Levamos os nossos patrocinadores, muito a sério.
4. Todas as regatas são para ganhar!
Porque nos dá gozo.

O Blaus 3 é constituído por uma excelente equipa de velejadores. Acredito mesmo que o grande segredo desta equipa é o verdadeiro “amor à camisola” que existe entre todos. Para nós a vela é um desporto rei. É importante salientar que não somos uma equipa profissional, alguns trabalham outros estudam, mas todos temos um grande espírito de sacrifício, pois abdicamos de muito do nosso tempo livre e em família, para treinar e participar na longa época desportiva. Um muito obrigado para todas as nossas famílias, que bem merecem.

Orgulhamo-nos de sermos a equipa que somos, livres de espírito, verdadeiros amantes da vela, extremamente competitivos mas sempre com um enorme respeito pelos adversários. Não sabemos ser de outra forma.
A competição é para nós muito importante, mas sabemos lidar com ela de uma forma saudável. O toque de largada é o ponto alto de todas as regatas, pois a concentração está no máximo. É muitas vezes aqui que se decidem as grandes regatas. Mas o momento mais relaxante é, sem dúvida, a chegada. Mas desenganem-se se pensam que o trabalho termina aqui. No Blaus todos se entreajudam para arrumar o material e velas. Nada fica por fazer.

O espírito Blaus está tão presente no mar como em terra. Todos nos reunimos, à volta de uma mesa, acompanhados pelas nossas “boas e belas” cervejas Sagres, um dos nossos grandes patrocinadores, e aí discutimos, analisamos e dissecamos até à exaustão os erros, as manobras bem feitas, o que poderia ter sido feito para melhorar algumas manobras, onde ganhamos ou perdemos a regata. Somos uma das tripulações com uma postura mais descontraída em terra, no entanto, dentro de água somos provavelmente a tripulação mais concentrada, esforçada e com um enorme espírito de auto crítica.
Essa postura descontraída em terra, juntamente com o facto de aceitarmos as nossas derrotas como erros nossos, possíveis de corrigir, nunca atribuindo os nossos erros a factos externos nem a fundamentar ou participar em discussões de abonos ou outros detalhes técnicos, e sobretudo pelos excelentes resultados que temos obtido, leva a que sejamos algumas vezes mal compreendidos! Será possível sermos menos sérios, com os resultados já demonstrados? Penso que enquanto não nos tentarem compreender, nunca poderão encarar a vela como nós realmente a encaramos…

A época desportiva tem normalmente início com a Semana Internacional do Carnaval em Vilamoura, terminando em Outubro com as Regatas de St.ª Iria entre Faro e Tavira. Como barco de regata que é o Blaus, o fundo (casco ou obras vivas: é a parte do barco que se encontra abaixo da linha de água) tem que estar sempre impecavelmente limpo. Por isso tiramos o barco da água normalmente 2 vezes, uma apenas para lavar o fundo, e outra para a manutenção geral. Aproveitamos habitualmente os meses de Fevereiro, Março e Abril para realizar esta manutenção mais profunda. Como os apoios financeiros não abundam, somos nós próprios que realizamos a manutenção necessária, aí contamos com os conhecimentos que cada um de nós possui para realizar as operações necessárias: Manutenção do motor, lixar e pintar o fundo com tinta antifulling (tinta especial que evita o aparecimento de algas ou outros organismos) entre outras pequenas reparações que vão surgindo. Para além destas duas operações, mergulhamos antes de qualquer regata para limpar o fundo.

Penso ter iniciado aqui uma “breve” descrição da nossa equipa (eu sei, alonguei-me um pouco, peço desculpa!), vou tentar ao longo dos próximos post, falar um pouco mais do nosso mundo, aquilo que nos motiva e algumas experiências que vivemos…

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Inauguração Oficial


Camaradas e visitantes,

Seguindo as orientações do nosso Skipper Raposo, considera-se oficialmente inaugurado o Blog do Blaus!

Bem hajam.

A equipa do Blaus

Blaus 3 no Youtube

Curriculum desportivo



Quando iniciámos este projecto à aproximadamente quatro anos, éramos um grupo de jovens com grande apetência pelo mar e às actividades náuticas, mais concretamente ao desporto da vela, que se juntaram com o intuito de competir nas regatas da Zona Centro, Algarve e sul de Espanha, defendendo as cores dos seus patrocinadores que em si apostaram.

De facto, reunir uma equipa jovem e dinâmica, com convicção e vontade de vencer, tendo por base um veleiro extremamente competitivo, ainda que com alguma idade, foi motivo suficiente para nos fazer sustentar fortes aspirações de conseguir excelentes resultados nas provas que nos propusemos participar.

Essas aspirações foram se materializando ao longo destas duas épocas desportivas, de forma consistente e como reflexo de um trabalho dedicado e persistente. Dos resultados obtidos destacamos o 1º lugar obtido no Troféu Duques de Bragança em 2005, disputado em Cascais onde fomos confrontados com as principais equipas de vela a nível nacional, com orçamentos astronomicamente superiores ao nosso, dos quais destacamos as equipas Quebramar – Cidade de Lagos, Quebramar – Chrysler, D. Pedro Hotéis e Lusorux, títulos de Campeão Nacional ANC 2006, Vice Campeão de Portugal de Cruzeiros 2007, Campeão do Algarve 2006 e 2007 e Vice Campeão Regional na classe IRC 2007.

Se por um lado estes resultados, demonstram a nossa convicção e espírito competitivo, revelam igualmente a consolidação e evolução constante da equipa, tanto a nível técnico como a nível humano.


Curriculum Desportivo:


2007


  • Fevereiro, Regata do Carnaval, Vilamoura, 1º Classificado
  • Abril, Regata das Marinas, Vilamoura / Albufeira, 3º Classificado da geral e 1º do Grupo
  • Maio, III Regata Marina de Albufeira, Albufeira, 3º Classificado da geral e 1º do Grupo
  • Junho, XX Regata dos Descobridores, 200 milhas a dois, 3º classificado
  • Junho, VIII Campeonato de Portugal de Cruzeiros, 2º Classificado
  • Julho, XV Volta ao Algarve, Algarve / Espanha, 2º Classificado
  • Agosto, Campeonato Regional IRC, Lagos, 2º Classificado
  • Campeões do Algarve 2007
  • Vice Campeão Regional na classe IRC 2007
  • Vice Campeão de Portugal de Cruzeiros 2007

2006
  • Abril, Regata dos Caracóis 1º classificado
  • Maio, Regata das Marinas entre Vilamoura e Albufeira, 2º classificado
  • Maio, II Regata da Marina de Albufeira, 1º Classificado
  • Junho, Regata dos Descobrimentos, 200 milhas a dois, 1º classificado
  • Julho, XIV Volta ao Algarve, 3º classificado
  • Agosto, Campeonato Nacional ANC, 1º classificado
  • Setembro, Regata dos Comodoros, Vilamoura, 3º classificado
  • Campeões do Algarve 2006
  • Campeão Nacional ANC 2006
2005

  • Fevereiro, Regata do Carnaval em Vilamoura 3º classificado
  • Março, Regata das Marinas entre Vilamoura e Albufeira, 3º classificado
  • Junho, Regata dos Descobrimentos, 200 milhas a dois, 3º classificado
  • Julho, Troféu Duques de Bragança em Cascais, 1º Classificado
  • Julho, Campeonato de Portugal de Cruzeiros em Cascais, 5º Classificado
  • Julho, XIII Volta ao Algarve, 2º Classificado
  • Agosto, Lagos Cup em Lagos, 3º Classificado
  • Agosto, Campeonato Nacional da Classe em Portimão, 3º Classificado
  • Setembro, Regatas do dia da Cidade de Faro, 1º Classificado
  • Setembro, Regata do Comodoro em Vilamoura, 3º Classificado

2004

  • Setembro, Regata do Comodoro em Vilamoura 6º classificado
  • Outubro, Regata de Stª. Iria Faro/ Tavira/ Faro 2º classificado
  • Outubro, Troféu Cidade de Tavira 1º Classificado

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

HÚÚÚÚÚÚÚ LÁ, LÁ

Caros Amigos:
Isto é de facto muito engraçado, mas eu não percebo nada de blogs!!! Numa próxima oportunidade terão, certamente, que me explicar o s/ funcionamento.
Reparo que este ano a tripulação incluí novos elementos, que estranhamente eu desconheço e não autorizei. Esta sim é uma situação grave!!!
Quanto às regatas só tenho a dizer que fomos os melhores e espero que assim continuemos. Atá breve...

4ª Época de Blaus

4ª temporada de Blaus 3.

Já comprei mais um armário para os troféus.

A Armadora

Inauguração experimental



Bom dia.

Em virtude dos resultados já alcançados e volume de informação prevista, damos agora ínicio à Inauguração Experimental do Blog, conforme previsto no "programa dos preliminares" já apresentado no discurso inicial (It’s alive! It´s alive!).

Aguardam-se sugestões, comentários, criticas e/ou contributos.

Divirtam-se.

A equipa do Blaus

10 Visitantes!

Caros companheiros e camaradas, verifica-se que no dia de ontem ultrapassámos aquela mítica barreira dos 10 visitantes... e isto, sem o Blog ter sido oficialmente inaugurado ou divulgado!

E mais: já somos um blog internacional!
(ainda estou para perceber como vieram cá parar um tipo em Itália e um nos EUA mas tudo bem.)

Acho que estamos de parabéns.

Muito obrigado e bem-vindos.

A equipa do Blaus.

P.s. Estou em dizer que o visitante americano é um qualquer pobre coitado agente da CIA cuja missão é visitar todos os blogs que são criados a nível mundial, de modo a identificar eventuais conteúdos terroristas ou que ameacem a soberania americana. Se assim for, a gerência agradece que o confirme via e-mail para organizarmos a primeira sessão de apostas clandestinas do blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

“Registo notável dá vitoria ao Blaus 3 na 1ª Regata da Época”

“Foi com 4 vitórias em 4 regatas disputadas no Torneio do Carnaval, que a tripulação do Blaus 3 deu inicio a mais uma época desportiva.”

Foi com este título e texto que relatámos a nossa participação na primeira regata da Época de 2007, e pode ser também com ele que iniciamos mais uma época de regatas! Não foram 4 vitórias mas 2, pois foi esse o número de regatas disputadas.

Realizou-se no passado fim-de-semana a 34ª edição da Semana Internacional de Vela do Carnaval, organizada pelo CIMAV. A prova decorreu frente à praia de Vilamoura, tendo sido disputada 1 regatas no dia 9 e 1 no dia 10 de Fevereiro. Como habitual, foram realizados percursos técnicos (entre balizas). Foram colocadas pela comissão de regatas 3 balizas, que os veleiros em prova deveriam rondar 2 vezes, vencendo o veleiro que efectuasse o percurso proposto em menor tempo corrigido.

Vindo de uma época que correu de feição à tripulação do veleiro Blaus 3, em que se sagrou Vice Campeão de Portugal de Cruzeiros e Campeão do Algarve, as regatas não poderiam ter corrido melhor, obtendo o 1º lugar em todas as regatas disputadas.

Para a tripulação do Blaus 3, estes resultados são extremamente motivadores para mais uma época que se aproxima, onde os resultados esperados são pelo menos a renovação dos títulos obtidos na anterior.

Constituição da Equipa de Vela Blaus 3:

Carlos Alcaravela
João Sustelo
Luis Veríssimo
Mafalda Cunha
Miguel Tavares
Pedro Assoreira
Pedro Fernandes
Rui Justo

Para mais informações:
blaus3@gmail.com
914 931 026

O veleiro



O Veleiro Blaus 3 que é actualmente utilizado pela nossa equipa, é um protótipo construído em Barcelona - Espanha, concebido de raiz para a vela de competição, função essa que tem vindo a ser cumprida ao vencer regatas ao longo de 25 anos.

Trata-se de um excelente bolinador e com um bom comportamento em todas as condições de vento e mar. Tem como ponto fraco a falta de linha de água, quando comparado com veleiros contra os quais normalmente competimos.

Uma das características do Blaus 3 são os seus brandais volantes que o tornam um verdadeiro “violino do mar”, aumentando a dificuldade de manobra e afinação do conjunto mas melhorando substancialmente a sua performance.


Nota: "O veleiro" Esta primeira informação sobre o Blaus terá etiqueta com o mesmo nome e destina-se a dar a conhecer as características, história e dia a dia deste veleiro. Espera-se que esta informação venha a ser constantemente actualizada e a complementada

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

It’s alive! It´s alive!

Portuguesas e Portugueses, Cidadãs e Cidadãos do Mundo, Capitonas, Capitãos e restante marinhagem de todos os mares: Bem vindos(as) ao Blog do Blaus3.

Inicia-se agora a nova temporada de regatas de 2008 para o Blaus e sua tripulação, e desta feita com o upgrade que hoje vos apresentamos e inauguramos, ainda que provisoriamente.

A data da inauguração oficial do blog só será agendada após os testes iniciais que estamos presentemente a desenvolver.... afinal não está na moda os espaços serem inaugurados várias vezes?

Basicamente, se este espaço fosse um estabelecimento de restauração e bebidas, hoje só serviríamos cafés e imperiais, para além do já tradicional e amplamente divulgado "beberete", composto por "acepipes" e outras coisas semelhantes e igualmente estranhas . Amanhã voltaríamos a encerrar, apesar de qualquer pessoa poder bater à porta e entrar para ver o espaço.

A abertura e divulgação ao público será mais tarde.
Aí sim, haveria festa a sério, serviríamos refeições completas, petiscos originais e teríamos uma carta de vinhos no minimo razoável. Mas como não somos um estabelecimento de restauração e bebidas, nada disso vai acontecer.

Essencialmente pretende-se que este blog venha ser um porto de abrigo acolhedor para todos os que de algum modo se relacionam com a vela (nem que seja uma relação platónica), onde haverão as inevitáveis descrições dos muitos sucessos e alguns insucessos que este veleiro irá viver (estes últimos na nossa perspectiva são pouco prováveis mas a modéstia obriga a que os mencionemos) , os bastidores das regatas, das jantaradas, para além de assuntos que nada têm a haver com a vela mas que fazem parte da vida dos seus tripulantes.

Afinal o conceito "Blaus" representa muito mais que um excelente veleiro... representa uma forma de estar na vida (é um cliché mas é verdade).

Como prova de ética desportiva, desportivismo, ou em inglês "fereplei", este porto de abrigo está também aberto aos comentários de todos, incluindo insultos (desde que moderados), criticas, dúvidas ou mensagens de apoio por parte de elementos de equipas adversárias, os quais receberemos de peito aberto. Sempre que discordem de alguma das posições que vierem a ser aqui assumidas, estejam à vontade para o constestar.

Apresentamos desde já o programa dos "preliminares das festas":

  • Conclusão das obras
  • Inauguração experimental - destinada a familiares e amigos próximos. Aqui espera-se já uma descrição do barco, suas tripulações e já agora umas palavras do seu skipper e proprietário - Luís Veríssimo ou Raposo (que por ser chefe e patrão tem direito a ser desde já mencionado).
  • Inauguração oficial - Divulgação e abertura ao público em geral, já com tudo nos conformes.
  • Restantes inaugurações - as necessárias e suficientes até considerarmos que já chega.
Entretanto, para quem por aqui tropeçar e aparecer (ainda que sem convite) instalem-se o tempo que quiserem, circulem e estejam à vontade. Recomenda-se especialmente uma visita ao site oficial do Blaus, o qual se alerta desde já que se encontra em actualização.

Um abraço

A Equipa do Blaus